segunda-feira, 15 de junho de 2009

Desequilíbrio ecológico


Já vimos que existem vários componentes do ambiente (água, ar, seres vivos, solo e rochas), cujo equilíbriogarante um ambiente saudável. Quando isso não acontece, dizemos que houve um desequilíbrio ecológico. Mudanças climáticas, ciclones, enchentes, terremotos e vulcões são alguns exemplosde fenômenos naturais que causam desequilíbrio ecológico. Entretanto, o ser humano é o maior depredador. Quando construímos nossas moradias, transformamos o ambiente de outros seres vivos. Os animais e as plantas adaptam-se ao ambiente em que vivem, mas nós adaptamos o ambiente às nossas necessidades. Pra isso, construímos cidades e temos em nossas mãos toda a tecnologia necessária para mais conforto e diversão.

Ecossistema: Abrigo da vida



O ato de fotografar a natureza é uma necessidade própria do ser humano, na tentativa de registrar com precisão alguns aspectos deste extraordinário universo natural.



Em geral, o que a sensibilidade de um fotógrafo pode enxergar é bem mais expressivo do que uma simples câmera pode fazer. Por essa razão, dificilmente uma foto chega a representar um ambiente na sua totalidade, na sua exatidão.

Quando observamos um ambiente natural, podemos identificar alguns elementos que o compõem. Na imagem, identificado a água, as rochas, os vegetais, o ar (apesar de invisível), o solo e outros. Os elementos que compõem o ambiente podem ser classificados em vivos e não-vivos.

Toda parte não-viva de um ambiente, em conjunto com os seres vivos, forma um ecossistema. Em um ecossistema equilibrando, os seres vivos que o habitam conseguem ser sustentados em harmonia. Um simples jardim pode ser um exemplo de ecossistema. Ali encontramos plantas, formigas, besouros, tatuzinhos-de-jardim, minhocas, pequenos lagartos, ar, água, minerais do solo, temperatura, luz, rochas, entre outros.